Em 2021, a capacidade de energia eólica instalada no Brasil, chegou a 18 GW, ocupando a 3ª colocação em capacidade de produção de energia. Atualmente, existem, aproximadamente, 700 parques registrados, contando com mais de 8.300 aerogeradores. Mundialmente, a energia eólica é a sétima energia mais utilizada pela população.
Apesar de possuir diversos benefícios, como qualquer outra energia, ela também conta com algumas desvantagens. Separamos os principais prós e contras da Energia Eólica.
Prós:
Fonte inesgotável
Diferentemente de muitas outras fontes de energia, a eólica depende apenas da circulação do ar. Ainda não existem estudos que provem o fim dos ventos, porém a sua força é variável durante os períodos do ano.
Renovável e Limpa, não emite gases de efeito estufa
Considerada a energia mais limpa que existe, ela não emite nenhum poluente tanto para o ar quanto para o meio ambiente. Inclusive favorece a diminuição do efeito estufa.
Custo-Benefício
Sem precisar de muitos equipamentos, a energia eólica gasta pouco e tem uma geração muito rápida. A média para a recuperação de todo o investimento inicial é de no máximo 6 meses.
Contras:
Ecossistema
Apesar de não influenciar tanto na flora e fauna da região, a geração de energia eólica afeta a locomoção das aves nos locais de instalação.
Poluição sonora e distância para moradores
Mesmo sendo a energia mais limpa do planeta, ela pode ser bastante barulhenta, podendo causar ruídos de até 43dB.
Por causa disso, é proibido se instalar a menos de 200 metros dos parques de geração de energia eólica.
Ventos variáveis
A localização é um dos principais fatores para a energia eólica dar certo, e muitos lugares não são propícios para a instalação dos parques. Outro fator é a intermitência dos ventos, não é todo o dia que ele estará gerando força suficiente para a produção de energia.