Na indústria e comércio a energia é primordial para o funcionamento e produção. Esses setores se utilizam de operações de alta demanda rotineiramente e mesmo com o avanço tecnológico que permite maior economia, continuam no alto do ranking de maiores consumidores.
Confira quais os setores que mais gastam energia no Brasil:
Indústria Automobilística
A produção de automóveis faz esse setor ser o campeão no consumo energético no Brasil. A indústria automobilística utiliza diversas máquinas pesadas e que demandam muita energia para funcionar.
Além do fornecimento de energia pelas concessionárias, muitas montadoras buscam abastecimento pelo mercado livre para evitar sobretensão ou subtensão.
Supermercados
A quantidade de geladeiras, luzes, frigoríficos, sistemas de alto-falantes e caixas resulta em um elevado gasto energético. De acordo com a Reuters, as despesas com energia estão entre as mais caras do setor.
Rede Hospitalar
Nos hospitais o uso de energia é constante e elevado. A iluminação e os diversos aparelhos são usados para salvar vidas. Inclusive, muitas máquinas funcionam de maneira ininterrupta, exigindo uma energia limpa e de qualidade.
Metalurgia
As máquinas pesadas necessitam de muita energia para funcionar. Os processos de produção, fundição e modelagem resultam em alto custo na conta de luz e também em altos preços para o consumidor.