A eficiência energética é um tema cada vez mais relevante, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. A redução do consumo de energia não apenas diminui os custos operacionais, mas também contribui para a sustentabilidade do planeta.
Por que investir em eficiência energética?
Um menor consumo de energia significa contas de luz mais baixas. Além disso, empresas eficientes energeticamente são mais atraentes para investidores e clientes, o que também melhora a imagem da instituição, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade.
Estratégias para alcançar a eficiência energética
O primeiro passo é realizar uma auditoria energética, identificando os pontos de maior consumo, analisando processos e equipamentos, além de definir metas e indicadores de desempenho.
Alguns sistemas podem ser facilmente otimizados. Na iluminação, substituir as lâmpadas por LED e utilizar sensores de presença. Sempre realizar a manutenção preventiva do ar condicionado, ajustar a temperatura e adotar sistemas VRF. Trocar motores por modelos elétricos de alta eficiência e otimização de velocidade. Em todos os casos, a manutenção preventiva sairá mais barato que o conserto após uma falha.
Passos para o Gerenciamento da Energia
Sistemas de gestão
Monitoramento em tempo real do consumo, identificação de anomalias.
Contratos de energia
Análise de diferentes modalidades e negociação de melhores condições.
Análise de processos
Identificação de desperdícios e oportunidades de melhoria.
Isolamento térmico
Redução de perdas de calor e frio.
Recuperação de calor
Utilização do calor residual em outros processos.
Treinamento
Capacitação dos colaboradores sobre as práticas de eficiência energética. Campanhas de conscientização, com incentivo à participação de todos.
As medidas de eficiência energética geralmente apresentam um rápido retorno sobre o investimento. Empresas eficientes energeticamente estão mais preparadas para atender às futuras exigências legais.