Um documento divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) relata que estamos entrando rapidamente na era da eletricidade, que definirá o sistema global de energia no futuro e será cada vez mais baseado em fontes limpas de eletricidade.
A agência de energia da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) acredita que mais de metade da energia elétrica do planeta será produzida por fontes de baixa emissão de carbono até o final da década. As previsões são contrárias às feitas pela indústria do petróleo e gás da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que projetam um uso maior de combustíveis fósseis.
A AIE descreve que a demanda de energia elétrica será impulsionada por indústria, mobilidade elétrica, inteligência artificial, por 11.000 centros de dados mundiais e pelo uso do ar condicionado. Também destaca que, apesar do estímulo por uma transição para a energia limpa, o mundo ainda segue distante de uma trajetória alinhada com os objetivos da neutralidade de carbono até 2050.