Primeiramente, devemos entender, o que é ESG?
ESG é uma sigla da língua inglesa que significa “Environmental, Social and Governance”, que traduzido para o português significa “Ambiental, Social e Governança Corporativa”.
O ESG é uma ferramenta para medir as práticas de uma empresa em relação ao meio ambiente. Criado em 2004, em uma publicação do Pacto Global com o Banco Mundial com a frase “Who Cares Wins”, o ESG tem como princípio os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foi estabelecido pelo Pacto Global envolvendo a ONU. Mas afinal, por que um ESG é tão importante e benéfico para uma empresa?
Adotar um ESG promove 3 fatores principais que mais atraem os empreendimentos para este conceito, sendo eles:
- Lucratividade
Ao implantar um ESG, a empresa inteira é analisada, incluindo suas operações e demais processos internos, tendo como finalidade adotar uma maior eficiência, permitindo a redução de custos em determinadas operações e lucro com maior produtividade, melhorando a economia do negócio.
- Valorização da imagem da empresa
Com mudanças climáticas e impactos ambientais nos afetando cada vez mais, o meio ambiente tem se tornado uma das prioridades mundiais. Portanto, ao adotar um ESG a empresa ganha um destaque e diferencial no mercado, fazendo com que investidores e clientes tenham muito mais interesse em empresas comprometidas com práticas ambientais.
- Redução de riscos
Com um ESG implementado, os riscos de causar danos ao meio ambiente são reduzidos, trazendo assim maior segurança no âmbito jurídico e legal, evitando multas causadas por dano ao meio ambiente ou demais prejuízos legais.
Mas como implantar um ESG em minha empresa?
Primeiramente, é preciso garantir que todos os critérios de um ESG sejam bem compreendidos, e principalmente como eles vão se aplicar na empresa. Tendo isso definido, o próximo passo é realizar uma reunião na empresa para definir um conselho responsável pelo ESG, e pontos principais, como:
- Que práticas serão adotadas?
- Que processos serão alterados?
- Como ela aplicará isso ao código da empresa?
- Conscientização dos colaboradores, e demais pontos.
Por ser uma implementação complexa, é sempre ideal garantir uma diversidade no conselho, para garantir diferentes pontos de vista e que nenhum princípio será esquecido. Se necessário, contrate um funcionário da área ambiental para auxiliar o processo e garantir que sua empresa esteja verdadeiramente comprometida com o meio ambiente.
Investir nessas práticas ambientais não se trata somente sobre preservar a natureza, mas garantir que todas as gerações futuras tenham direito de viver em um mundo livre de impactos gerados por nós. E você, conhecia o ESG?