A agenda ESG ganha ainda mais importância e foco, em 2023! Com a preservação do meio ambiente em discussão e a busca por soluções sustentáveis, as empresas deverão implementar ações ESG, o quanto antes! Saiba quais são as tendências para esse ano.
Pela urgência em inserir a agenda ESG no mundo corporativo, o compliance ambiental vem se tornando uma necessidade dentro das empresas. É preciso garantir que as corporações estejam em conformidade com a legislação ambiental e tenham boas práticas de gestão de recursos naturais.
Outra questão que irá guiar a agenda ESG em 2023 é a transição para energia limpa e renovável. Mudanças devem ocorrer na estrutura da matriz energética, não só no Brasil, mas no mundo todo. Isso porque os processos exigem cada vez mais a utilização de energia elétrica, ao mesmo tempo em que é preciso diminuir o lançamento de gases do efeito estufa na atmosfera.
Na área de responsabilidade social, o Brasil tem três temas em foco:
- Educação básica;
- Geração de trabalho e renda;
- Combate à fome e pobreza extrema.
Já as empresas, neste quesito, falam sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na ONU e, principalmente, sobre diversidade – trata-se de uma responsabilidade coletiva, e cabe às empresas discutirem o tema e tomarem ações de inclusão.
Neste e nos últimos anos, surgiram muitas startups do setor de cleantech, energias limpas e novos fundos de investimento com foco em soluções sustentáveis. Por isso, o investimento em ESG ganha muita força, principalmente no Brasil! Saiba quais temas irão direcionar esses investimentos, segundo o relatório da XP Investimentos:
- Descarbonização como centro das atenções;
- Mercado de crédito de carbono;
- Iniciativas de diversidade e inclusão nas empresas;
- Métrica de performance ESG das empresas e maior transparência;
- Fatores ESG na análise e seleção de ativos
Sua empresa já inclui ações de ESG em suas atividades?
A Vetorlog pode te ajudar! Nós oferecemos diversas soluções em gestão de energia e de água, com as quais você economiza dinheiro, tem previsibilidade de custos e ainda ajuda o meio ambiente!
Nós fazemos toda a coleta de dados e disponibilizamos um sistema de gestão para empresas especializadas, comercializadoras no Mercado Livre de Energia, cooperativas de Geração Distribuída, usinas e grandes consumidores de energia.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções.
Referências:
UNGARETTI, Marcela. ESG: Top 5 tendências para 2023. Disponível em https://conteudos.xpi.com.br/esg/esg-top-5-tendencias-para-2023/ . Acesso em 23-01-2023
STARTUPI. O que esperar da agenda ESG em 2023? Disponível em https://startupi.com.br/agenda-esg-em-2023/ . Acesso em 23-01-2023
Portal da Transparência. Em 2023, tendências ESG estarão conectadas ao core business Disponível em https://portaldatransparencia.org.br/em-2023-tendencias-esg-estarao-conectadas-ao-core-business-do-negocio/#:~:text=No%20mercado%20atual%2C%20visando%20tornar,conforme%20a%20percep%C3%A7%C3%A3o%20dos%20stakeholders. Acesso em 23-01-2023