CCEE anuncia treinamento online sobre Regras de Comercialização para 2018

Data: 25/01/2018 - 9:40

mercado-livre-628A CCEE anunciou a edição 2018 do curso online sobre as Regras de Comercialização de energia. Exclusivo para associado, o treinamento é realizado com base nas atualizações no regramento válidas a partir de janeiro deste ano, após serem aprovadas pela Aneel como resultado da audiência pública 59 de 2017, que tratou dos aprimoramentos a serem incorporados para o exercício deste ano.

O curso é online, dividido em três partes e pode ser acessado na página do Portal de Aprendizado. Segundo a Câmara, a ideia com os treinamentos é traçar um panorama geral das principais regras modificadas pela referida AP 59.

As primeiras aulas já estão disponíveis e abordam temáticas como o desconto parcial para usinas a Biomassa que injetam potência entre 30 e 50 MW e a determinação preliminar do desconto na TUST/TUSD para consumidores especiais recém aderidos à Câmara.

As outras duas partes serão publicadas, respectivamente, dia 02 e 15 de fevereiro, sendo a segunda dedicada a assuntos como antecipação de início de suprimento contratual no 18º LEN, alteração no lançamento dos ressarcimentos de usinas eólicas, alocação Financeira da Energia Não Vinculada à Potência de Itaipu, tratamento de usinas com recuperação de custos fixos via Encargos de Serviços do Sistema, entre outros.

Já a última parte abordará os efeitos provenientes do MCSD de Energia Nova em caso de Redução/Rescisão do CCEAR e demais melhorias implantadas.

Adicionalmente, antes de cada tema abordado, também foram incluídas as seguintes informações: caderno de regras impactado; classes de agente; início da vigência e objetivo.

Válido para os agentes cadastrados na CCEE, o acesso ao Portal de Aprendizado exige login do agente, indicando CPF e a senha de acesso. Após a autenticação, os cursos e materiais de capacitação estarão disponíveis para inscrição/consulta.

Na opção Catálogo, estão disponíveis todos os cursos, separados por categoria. Ao lado do nome do curso há um link, por meio do qual o agente visualiza as turmas disponíveis. Para mais detalhes e informações sobre o uso da ferramenta, o agente pode consultar o guia de acesso disponível na página inicial do Portal de Aprendizado.

Fonte: CanalEnergia