Chamados os primeiros trabalhadores das obras PCH’s Havan em J.Castilhos

Data: 11/06/2018 - 10:36

Os primeiros 70 contratados para trabalhar nas construções das duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) em Júlio de Castilhos, foram chamados no começo deste mês. A abertura da mata e estradas de acesso a Usina “Quebra Dentes”, no Rio Toropi, na divisa com Quevedos iniciou ainda em maio. Em meados de agosto deve começar a construção da Usina “Passo do Guassupi”, em Rincão dos Albinos, no limite com São Martinho da Serra. O investimento total chega próximo dos 120 milhões de reais.

Segundo o prefeito de Júlio de Castilhos, João Vestena (PSB), as obras que tem como principal investidor, o Grupo Havan, de Santa Catarina, foram anunciadas em janeiro de 2018, mas as tratativas ocorrem há cerca de 11 anos. Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da FBF Construtora, Elisete Nunes, 15 profissionais são fixos da empresa, o que inclui engenheiros, técnico de segurança do trabalho e setor administrativo. Os outros 195 trabalhadores serão contratados, em Quevedos e na região, para os cargos de pedreiro, soldador, armador e carpinteiro, em que é exigida experiência, e também para servente de obras e ajudante, em que não precisa ter experiência prévia.

Segundo ela, os interessados já podem enviar currículos para o e-mail karineb@fbfconstrutora.com.br ou procurar a representante da empresa em Quevedos. A PCH “Quebra Dentes” será totalmente nova. As obras devem ficar prontas em até dois anos. O grupo catarinense aguarda a licença de mais duas PCHs do Complexo Toropi. Ao todo, o investimento será de 400 milhões de reais nessas quatro usinas.

PCH Quebra Dentes
->Onde – Rio Toropi, entre Quevedos e Júlio de Castilhos
->Investimento – R$ 63,4 milhões
->Barragem – 19m75cm de altura
->Área alagada – 54,6 hectares
->Túnel até casa de força – 2,7 km
->Capacidade – 22,4 megawatts (MW)

PCH Passo do Guassupi
->Onde – Rio Guassupi, no Rincão dos Albinos, entre São Martinho da Serra e Júlio de Castilhos
->Investimento – R$ 55 milhões
->Barragem – 22m de altura
->Área alagada – 79 hectares
->Túnel até casa de força – 2,1 km
->Capacidade – 12,2 MW

Fonte: Alcir61.net