Elektro inicia instalação de sistema de automação inteligente de redes

Data: 30/08/2018 - 9:26

elektro-original

A Elektro iniciou a instalação de uma nova tecnologia na rede elétrica dos municípios de Itanhaém, Mongaguá, Bertioga e Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. O sistema de Automação Inteligente de Redes (AIR), pioneiro no país, deve entrar em operação até outubro, beneficiando 207 mil clientes na região.

Para a implementação da tecnologia, a companhia direcionará R$ 5,5 milhões em recursos. Serão instalados 78 equipamentos que evitam a interrupção de energia, no caso dos chamados “defeitos temporários”, quando, por exemplo, galhos de árvores encostam-se à fiação e depois caem. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica – poderá levar apenas 80 segundos para ser feito nas áreas fora da abrangência do defeito.

De acordo com a concessionária, o novo sistema de automação vai melhorar a confiabilidade e garantir que o Centro de Operações da empresa, localizado em Campinas (SP), tenha informação com mais agilidade.

Flavio Penellas, supervisor de distribuição da Elektro, explicou que a nova tecnologia permite que as equipes de atendimento consigam localizar mais rapidamente as causas dos defeitos. “Se antes, por exemplo, um poste caído podia interromper o fornecimento de energia para quatro mil clientes, agora, com a segmentação da nova tecnologia há a possibilidade de reduzir o número de clientes afetados para mil”, comentou o supervisor.

Fonte: Canal Energia