Governo leiloará mais de 7 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia nesta quinta-feira

Data: 20/12/2018 - 9:25

high-voltage-line-3442681_960_720O governo leiloa nesta quinta-feira (20) 7.152 quilômetros de linhas de transmissão de energia. O leilão será para a construção, operação e manutenção das linhas de transmissão e subestações.

O leilão está marcado para as 9h, na B3, em São Paulo e está dividido em 16 lotes. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os empreendimentos serão construídos em 13 estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O investimento previsto é de R$ 13,2 bilhões e a estimativa é que as obras gerem 28 mil empregos diretos. As linhas de transmissão entrarão em operação no prazo que varia de 48 a 60 meses a partir da assinatura do contrato de concessão.

Vencerá a disputa o investidor que aceitar a menor remuneração, ou seja, vence quem ofertar o maior deságio em cima da Receita Anual Permitida (RAP), que é o valor que o investidor receberá para construir e operar as linhas de transmissão. A remuneração é paga por todos os consumidores de energia e incluída anualmente na conta de energia.

Entre os empreendimentos que serão oferecidos no leilão estão linhas no Rio Grande do Sul cujo contrato com a Eletrosul teve o contrato cancelado pelo governo.

Os 2 mil km de linhas de transmissão que deveriam ter sido construídas pela Eletrosul foram divididos em quatro lotes.

O investimento previsto nesses lotes é de R$ 4 bilhões. As linhas garantirão o atendimento na Região Metropolitana de Porto Alegre e o escoamento de geração dos projetos termelétricos e eólicos do estado.

 

Fonte: UDOP