Vetorlog apresenta projeto no 2º Seminário Nacional de Eficiência Energética em DF

Data: 06/11/2017 - 9:58

Brasilia

O engenheiro Ivan Cionek, da empresa Vetorlog foi um dos palestrantes no 2º Seminário Nacional de Eficiência Energética no Abastecimento de Água, que aconteceu no auditório do Ministério das Cidades em Brasília, no mês de setembro. O projeto apresentado por ele foi a Aplicação para cálculo de potencial de economia em instalações elevatórias, uma ferramenta de pré-diagnóstico e manutenção direcionada. Da mesma empresa, estiveram ainda presentes ao evento, os diretores Paulo Zanim e Marcelo Otte.

PROJETO VETORLOG – O projeto apresentado por Cionek visa suprir as necessidades de gestão de rendimento de estações elevatórias num contexto aplicado a metodologia de cálculo kWh/(m³x100m)) comparando diferentes estações elevatórias. De acordo com ele, “no projeto apresenta-se uma metodologia para controle do rendimento de estações elevatórias adaptada para sistemas de informação e de gestão de prestadores de serviço”. Esta metodologia é considerada um pré-diagnóstico da operação de estações elevatórias – unidades consumidoras de eletricidade – que identificará as estações elevatórias onde existe o maior potencial de economia. Ele complementou que “para efeitos de maior precisão para justificar investimentos avultados é necessário sustentar um diagnóstico com valores medidos na estação elevatória”.

O SEMINÁRIO – O Seminário Nacional de Eficiência Energética no Abastecimento de Água é um evento anual ao longo da duração do Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água – ProEESA (SNSA/GIZ). O objetivo foi fomentar a discussão do tema da eficiência na prestação dos serviços de água no Brasil, assim como apresentou um panorama com experiências exitosas e inspiradoras na vertente do usuário final da água e do prestador de serviços, no aspecto financeiro e regulatório para superar o desafio de demandas crescentes de água e energia. O seminário destinou-se especialmente a técnicos e a gestores dos prestadores de serviço e das agências reguladoras de saneamento.

Fonte: Vetorlog